Risco de contrair Aids e hepatite B aumenta durante o Carnaval


São é à toa que a distribuição gratuita de preservativos aumenta na época de Carnaval. A chance de contrair doenças sexualmente transmissíveis aumenta neste período do ano, em que a combinação de folia e bebida pode diminuir a atenção na hora de se proteger para o sexo.

São diversoas as doenças que podem surgir de uma contaminação por falta de preservativo, entre elas a sífilis, a gonorreia e a herpes genital. Mas outras se manifestam de maneira mais silenciosa e grave, como a Aids e a hepatite B. Nesses casos, vale lembrar que a chance de contágio em contato sexual sem preservativo é a mesma para relações heterossexuais ou homossexuais. Estima-se que o Brasil tenha 600 mil portadores do HIV, vírus causador da Aids, e 3 milhões de pessoas com o HBV, que desenvolve a hepatite.

A realização de exames para detectar a presença destes vírus é uma boa forma de prevenção contra as doenças. Mas, segundo o médico Hoel Sette, doutor em gastroenterologia pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e hepatologista do hospital Alemão Oswaldo Cruz, os exames terão de ficar para o Carnaval do ano que vem, pois não haveria tempo de conhecer os resultados no caso de hepatite.

- Existe vacina para a hepatite B, mas ela é aplicada em três doses. A primeira, uma após 30 dias e outra 180 dias depois. Por isso, a melhor forma de se prevenir agora é usar a camisinha. Não há segredo nenhum.

Segundo Sette, ainda é possível contrair os dois vírus de uma vez, pois de 20 a 30% da população que com HIV também tem hepatite dos tipos B ou C.

- No Carnaval, a pessoa está muito feliz, bebe e esquece de colocar a camisinha. Às vezes, basta uma transa para a pessoa contrair o vírus. A hepatite B é até mais contagiosa e tem período de incubação de dois a seis meses. Por isso, pode demorar pra descobrir se a pessoa contraiu a doença no Carnaval.

Grande parte dos pacientes só descobre que tem hepatite B já na fase crônica da doença e, às vezes, não se lembra de como foi infectada. A doença em estágio evoluído pode se transformar em cirrose ou câncer hepático, de acordo com Sette. O vírus HBV age de forma silenciosa, sem apresentar sintomas. Uma pessoa pode conviver com a doença durante anos e, sem saber, contaminar outras.

Existem formas de tratamento contra a hepatite B e a Aids. Em alguns casos, existe chance de cura, e normalmente os vírus permanecem controlado. Mas, de acordo com o médico Sette, o melhor a fazer é ter atenção e se prevenir.

- É importante conscientizar a população, principalmente no período do Carnaval, em que o os riscos aumentam.

POR : Lucas Frasão, do R7

Comentários

  1. Tenho 15 anos de idade. Nasci com HIV minha mãe faleceu por causa da infecção pelo HIV e lamento porque nunca conheci o Dr. Itua, ele poderia ter curado minha mãe para mim porque como mãe solteira foi muito difícil para minha mãe encontrar o Dr. Itua palavras de cura online sobre como ele curava diferentes doenças em diferentes raças, como o HIV/AIDS Herpes, Parkison,Asma,Autismo,Copd,Epilepsia,Shingles,Dores de Frio,Infertilidade, Síndrome de Fadiga Crônica, Cura de Lúpus,Fibromialgia,Feitiço do Amor,Câncer de Próstata,Câncer de Pulmão,Glaucoma. , psoríase,Cirrose do fígado,Catarata,Degeneração macular,Doença de Chrons,Mononucleose infecciosa, Doença cardiovascular,Doença pulmonar,Próstata aumentada,Osteoporose,Doença de Alzheimer,Psoríase,Desordem bipolar,Demência Doença de Taquicardia,Câncer de Mama,Câncer de Sangue,Câncer Colo-Retal,Feitiço do Amor,Diarréia Crônica,Ataxia,Artrite,Escoliose Lateral Amiotrófica,Acidente Vascular Cerebral,Fibromialgia,Toxicidade FluoroquinolonaSíndrome Fibrodisplasia Ossificante Progressão Esclerose,Fraca Ereção,Amplificação Mamária,Amplificação Peniana, Hpv,sarampo, tétano, tosse convulsa, tuberculose, poliomielite e difteria)Diabetes Hepatite até mesmo Câncer Eu estava tão animado mas assustado ao mesmo tempo porque eu não encontrei tal coisa online então eu entrei em contato com a Dra. Itua pelo correio drituaherbalcenter@gmail.com/ . Eu também conversei com ele sobre o que é o app +2348149277967 ele me disse como funciona, então eu lhe disse que eu queria prosseguir, eu lhe paguei tão rapidamente pelos correios do Colorado que recebi meu remédio herbal dentro de 4/5 dias úteis ele me deu linhas de guildas a seguir e aqui estou eu vivendo saudável novamente posso imaginar como Deus usa os homens para manifestar suas obras estou escrevendo em todos os artigos online para divulgar o trabalho de Deus do Dr. Itua Herbal Medicine,Ele é um Grande Homem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina