Os pais devem monitorar e limitar o uso da internet pelos seus filhos?

O universo da web possibilita hoje o acesso rápido de todo tipo de conteúdo para diversas faixas etárias, leva a informação de imediato para todos os cantos do mundo e é uma excelente ferramenta de auxílio para a educação. Tudo isso atrai a sua utilização, o que pode ser ótimo ou péssimo, avaliando-se que tanta facilidade ao acesso de informação pode expor precocemente as crianças a situações de perigo e ao contato a conteúdos não adequados às suas faixas etárias.

A preocupação dos pais existe e tem fundamento. É necessário que ao mesmo tempo em que permitam os acessos à web eles tenham a segurança de seus filhos não estarem ultrapassando os limites.

Este é um assunto polêmico e que gera divergência de opiniões. O diálogo e a participação dos pais na vida dos filhos é critério básico para que esta relação entre as crianças e o mundo da Internet seja saudável. Existem diversos programas, pagos e gratuitos, que podem ser instalados nos computadores de forma fácil, com o objetivo de monitorar tudo o que é visto ou feito no computador, além de limitar o tempo que os usuários poderão acessar a web, determinar a classificação máxima de jogos que podem ser utilizados e gerar relatórios sobre as páginas mais acessadas e programas mais utilizados.

Estes programas podem garantir maior tranquilidade aos pais, porém podem ser responsáveis por uma série de conflitos familiares, principalmente quando não existe diálogo e comunicação entre pais e filhos. Este tipo de controle é visto, nestes casos, como invasão de privacidade e falta de confiança dos pais em relação a seus filhos.

Participar dos assuntos de interesse dos filhos, esclarecendo suas dúvidas e alertando sobre os perigos da Internet são as melhores atitudes para preservar as crianças. Os programas de monitoramento podem ajudar quando todos estão cientes de sua utilização.

Fonte: www.queroviverbem.com.br
Postado por Carlos Gomes da Silva Júnior às 10:27


http://wwwcompletissimo.blogspot.com/2010/01/os-pais-devem-monitorar-e-limitar-o-uso.html#comments

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina