CASTRAR OU NÃO CASTRAR SEU ANIMAL ?

Tire suas dúvidas sobre a castração do bichoCastrar ou não castrar? Eis a questão! Muitos donos recorrem à cirurgia da castração por acharem que isso acalma o bicho. Segundo o médico veterinário Alexandre Sano, após a operação, o animal tende a ficar mais calmo pelo fato de não existir mais a produção hormonal.

A falta de hormônios diminui a libido do bicho, mas isso não quer dizer que o comportamento dele vá mudar totalmente. Segundo a veterinária Vanessa Requejo, a agressividade do pet diminui, mas o animal continuará com os mesmos hábitos de sempre.

- As pessoas confundem muito. Acham que o animal castrado fica mais calmo, não precisa se exercitar e passear. Isso é uma das causas que leva os bichos castrados a engordarem.

Vanessa afirma que não há uma ligação direta entre a obesidade e a castração, a não ser pelos hábitos do dono.

- Um cão que se exercita pelo menos três vezes por semana e come normalmente, não corre o risco de ficar gordo.

No entanto, os fatores da obesidade e do sedentarismo aumentam com a idade do bicho. Por isso, é aconselhado alimentar o pet com rações menos calóricas, do tipo light ou específicas para animais.


Castrar prevê algum tipo de doença?

Segundo Sano, castrar o pet previne diversas doenças ligadas ao sistema reprodutor. Nos machos, evita o aumento da próstata e o aparecimento de tumores nos testículos. Já nas fêmeas, a castração evita a piometra (infecção do útero), tumores ovarianos e diminui os riscos de tumores mamários.

A cirurgia não tem limite de idade para ser feita, e no caso das fêmeas, não é preciso esperar o primeiro cio, como muitos acreditam. Vanessa diz que a operação pode ser realizada depois do quarto mês de vida, após o período das três primeiras vacinas. Para cães que moram em abrigos, a lei de alguns estados brasileiros prevê que o bicho já saía do local castrado. Essa é uma forma de evitar a superpopulação de animais abandonados.

A operação é dolorida?

Muitos donos têm medo de operar o mascote por causa da dor que ele venha a sentir. Na verdade, se ele não vai se reproduzir, a castração é a melhor opção. A recuperação é rápida e o animal deve tomar medicamentos por cerca de uma semana. Esse é o período de cicatrização, e depois dele, são retirados os pontos da sutura. Tanto o macho como a fêmea recebem anestesia geral antes do procedimento.
POR : Helena Dias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina