O que é medicina alternativa? em que casos ela é usada ?

O termo Medicina Alternativa é comumente usado para descrever práticas médicas diversas da alopatia, ou medicina ocidental.

Existem estudiosos do assunto que apontam que esta é uma definição inadequada, pois se deve considerar a medicina como constituída por métodos cientificamente validados de diagnóstico e tratamento, independente do fato de ser aplicada no oriente ou ocidente. Ainda, o termo alopatia foi criado pelo inventor da homeopatia como uma oposição ao princípio de "cura pelo semelhante" da homeopatia. Assim, o que estiver validado, mesmo que não convencional no meio, como fitoterapia, faz parte do arsenal de diagnose e terapia.

Estes mesmos estudiosos indicam que uma definição mais adequada para a medicina alternativa seria o conjunto de práticas de diagnose e terapia sem a apropriada validação científica, ou que sejam consideradas inacessíveis ao método científico experimental, o que neste último caso pode ocorrer nas práticas de cura via métodos metafísicos e espirituais, diferentemente das práticas médicas convencionais.

Agora vamos expor aqui de forma que seja fácil o entendimento trazendo - a o dia a dia observe com atenção :
Alho
Parte utilizada: bulbo
Sabor: Picante
Rejuvenescedor, afrodisíaco
É um tônico geral e um poderoso medicamento no tratamento de doenças pulmonares, com a bronquite e a asma. É também eficaz nos casos de gripe, tosse e expectoração. Segundo o Ayurveda, está indicado nas doenças cardiovasculares devido a sua propriedade de diminuir o colesterol sanguíneo. É um potente anti-reumático.

Cebola
Parte utilizada: bulbo
Sabor: Picante, doce, quente
Tônico, digestivo, afrodisíaco.
Utilizada em problemas digestivos e respiratórios.

Gengibre
Parte utilizada: rizoma (seco)
Sabor: Picante, doce, quente
Tônico geral
Valioso nos casos de inapetência, má digestão, flatulência, cólicas, náuseas e vômitos e também tosse, gripe, asma, laringite e dor de cabeça.

Açafrão
Partes utilizadas: rizoma
Sabor: Picante, amargo, quente
Tônico, estimulante, vermífugo. Purificador do sangue. É um antibiótico natural, fortalece a digestão e ajuda a aumentar a flora intestinal.
Indicado em casos de anemia, tosse, indigestão, doenças do fígado (icterícia


Hortelã
Parte utilizada: folhas
Sabor: Picante. Refrescante.
Indicada nas cólicas, febres, gripes, dor de garganta, stress emocional, dor de cabeça, alterações digestivas (por sua propriedade refrescante, é muito utilizada em casos de queimação de estômago).

Coentro
Parte utilizada: folhas e sementes
Sabor: Picante. Refrescante.
Usado em alterações digestivas e urinárias. Atua principalmente nos músculos e no sangue. Tem efeito desintoxicante nos casos de alcoolismo. Indicada para cólicas, disenteria, problemas reumáticos. Nas cólicas infantis, fazer infusão das sementes e oferecer à criança algumas gotas por dia.

Noz Moscada
Parte utilizada: sementes
Sabor: Picante e quente
Estimulante, digestivo, em doses elevadas é narcótico.
A flor da noz moscada é afrodisíaca e pode ser usada em casos de impotência.
Indicada na má absorção, dor abdominal, diarréia, gases, insônia. É um dos melhores medicamentos para acalmar a mente.

Canela
Parte utilizada: casca
Sabor: Picante, doce, quente.
Eficaz para fortalecer e harmonizar o fluxo sanguíneo. Indicada na inapetência, náuseas e vômitos. É diurética e estimulante do sistema nervoso.
Agora que vc tem uma noção do quem vem a ser a medicina alternativa com certeza percebeu que não é nescessário recorrer a remédios de laboratório e / ou manipulados para tratar de doenças a resposta está na natureza.
Muitos medicamentos que ficam expostos em pratileiras nas farmácias tem em sua composição alguns tipos de ervas e / ou componente natural mas , são inceridas também substãncias que ajudam a manter o remédio e longo prazo as mesmas podem levar seu corpo a dependência , em contra partida se voc~e utilizar o remédio na frma natura exemplo folhas de ervas pra chá você obtem -se o efeito desejado ou seja , a cura da sua infermidade como também deixando o seu corpo limpo de substâncias ruins e com saúde.lembre - se ;Saúde, essência de vida."

autora : Adrianne Mendonça

texto baseado em conhecimentos adiquiridos e em pesquisas de especialistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina