Crescimento fio a fio

Por meio da mais avançada tecnologia, do trabalho sinérgico de seus departamentos e de uma perfeita sintonia com o mercado, a Capicilin aumenta cada vez mais suas oportunidades de negócios no segmento de tratamento capilar.

A criatividade e a perspicácia sempre foram marcas registradas da Capicilin em seus quase 60 anos de atividades. A empresa está presente no mercado brasileiro de cosméticos desde 1950 e, ao longo desses anos, se tornou referência em tratamento capilar com suas linhas Anticaspa e Antiqueda, bem como por seu pioneirismo ao inaugurar novos nichos de consumo, como foi o caso dos tratamentos Fortalecedor, Redutor de Volume e Lis In. A ótima aceitação dos produtos fez com que a empresa ampliasse seu mix, que, hoje, integra mais de 20 linhas e perto de 140 itens, presentes nos pontos-de-vendas em todo o País.

Situada na cidade de Vespasiano, em Minas Gerais, a Capicilin opera a partir de uma moderna fábrica com 13.000 metros quadrados, na qual trabalham cerca de 200 colaboradores e são produzidas mensalmente nada menos do que 400 toneladas de produtos. Coerente com sua proposta de inovação, a empresa busca sempre enfatizar que o seu desafio constante é criar produtos de resultados, que proporcionam solução, saúde e beleza para os cabelos. São fórmulas inovadoras e modernas, elaboradas a partir de pesquisas, estudos de novos ativos e técnicas de tratar. Ou seja, ciência que garante beleza.

Sinergia de forças
Conceitos, novas ideias e soluções inovadoras, aliás, são as diretrizes básicas que permeiam o dia-a-dia do Departamento de Marketing da companhia, também integrado à moderna infraestrutura de Vespasiano. “Ele é responsável por todo o processo de lançamento e gestão de produtos, sendo que sua atuação se estende desde pesquisa de mercado, passando pelo desenvolvimento de embalagens e comunicação até a chegada dos ítens nos pontos-de-venda de todo Brasil”, explica Flávia Melo, gerente de Marketing da Capicilin. Além dos seus seis colaboradores, a área conta com o auxílio de três agências: uma delas responsável pelo design dos produtos, a segunda, pela comunicação visual e a terceira pela Assessoria de Imprensa.

Juntamente com o Marketing, o departamento de Pesquisa & Desenvolvimento está sempre antenado às novidades do mercado e constantemente em busca de novas tecnologias e matérias-primas para a criação de produtos inovadores e de alta qualidade, que, antes de chegarem ao mercado, são submetidos a testes no próprio Centro Técnico da empresa, por profissionais qualificados, que avaliam o desempenho de cada formulação.

Aliar características inovadoras tanto à concepção das fórmulas, quanto ao visual das embalagens não é, como se sabe nem de longe uma tarefa fácil. Para conferir eficiência a esse trabalho e garantir bons índices de acerto, principalmente nos lançamentos, a Capicilin dedica uma atenção muito especial no sentido de “ouvir” o mercado. E faz isso de várias formas: “Quando iniciamos o estudo de mercado para o lançamento de produtos, avaliamos várias características. Juntamente com a agência de design, o Marketing fica responsável por pesquisar entre produtos nacionais e internacionais as tendências para cores e tamanhos de embalagens. Já o P&D atualiza-se constantemente quanto às novas tecnologias oferecidas por nossos fornecedores de matérias-primas”, descreve Flávia.

Nessa tarefa o Marketing e a área de Pesquisa & Desenvolvimento também contam com a colaboração da área Comercial, cujos gerentes, lotados nas principais capitais de cada região do País, trazem sempre informações valiosíssimas sobre as novidades do mercado, uma vez que estão diariamente nos principais pontos-de-venda. “Assim, é por meio do Comercial que conseguimos mensurar o resultado e a aceitação de seus produtos no mercado. Outra importante fonte de recall são, ainda, as promotoras de venda, que fazem a ligação direta da companhia com os seus consumidores”, revela a executiva.

Aliás, para “contagiar” seus clientes no varejo quanto aos aspectos de inovação integrados aos seus produtos e linhas, também conta com o auxílio de um “sub-departamento” dentro do Marketing – o Trade Marketing –, que cuida exclusivamente das ações nos pontos-de-venda, responsabilizando-se pelo treinamento das promotoras e pelas ações realizadas especialmente em cada loja.

“Por meio dessas ações nos pdvs, a Capicilin conseguiu fidelizar seus clientes e lojistas. Como trabalhamos com pontos-de-venda bem diferentes, cada caso é único. De acordo com a demanda, são desenvolvidos diversos tipos de ações. Contamos também com material gráfico de ponto de venda como banners, folders, testeiras etc.”, exemplifica a gerente de Marketing.

Paralelamente, os investimentos em mídia, associados às ações de comunicação e marketing da Capicilin, têm alavancado a visibilidade e o sucesso da Capicilin aos olhos do público consumidor nas mais diferentes regiões do País. Aliás, como a marca é distribuída em todo o Brasil, a empresa procura atender às demandas de mídia regionalizando o mercado. “Fazemos campanhas especificas de acordo com o perfil do consumidor de cada região, desta forma obtemos resultados satisfatórios. Um case de sucesso recente é o merchandising que temos no ar desde dezembro de 2008, em um programa local de uma TV de Fortaleza. Os produtos mostrados no programa foram especialmente selecionados de acordo com o público do local e estamos tendo um resultado excelente”, conta Flávia.

Modernização da marca
Como parte da evolução das atividades da Capicilin no mercado, há cerca de três anos, a companhia vem se empenhando de maneira muito especial na conquista de um consumidor mais jovem, dentro de uma proposta implícita de rejuvenescimento da própria marca. “A Capicilin é uma marca tradicional, sentiu naturalmente a necessidade de modernizá-la para atender às novas demandas do mercado”, destaca a gerente de Marketing da empresa.

Como resultado mais recente desse trabalho, em 2008 a companhia substituiu os frascos de seus shampoos e condicionadores por outros mais modernos e atrativos. Além disso, passou a usar hot stamping na maioria dos rótulos, agregando valor aos produtos e a marca. “Nesse mesmo ano, lançamos nossa nova identidade visual em todo material gráfico, desde papelaria e lâminas de venda até folders para o consumidor final. Nosso site também foi relançado com a mesma identidade dos produtos e das outras peças”, detalha Flávia Melo.

Segundo ela, o sucesso dessa transformação pode ser mensurado claramente pelo feed back dos representantes e compradores e também dos consumidores, por meio de registro no SAC e no site da Capicilin. “Os resultados são realmente satisfatórios quando observamos o aumento das vendas. As linhas que mais explicitam essa transformação são os lançamentos Pós Química e Antiquebra, além da nova linha Bio Concentrado, colocada no mercado em janeiro de 2009, que foi desenvolvida especialmente para expandir o negócio através da entrada no canal alimentar”, pontua.

Globalização capilar
A Capicilin desenvolve produtos de tratamentos específicos de alta precisão para combater e prevenir problemas, agindo diretamente no bulbo capilar, couro cabeludo e fios. Com a globalização, os métodos e produtos para transformar a “personalidade” dos cabelos (escova progressiva, alisamentos, etc.) estão cada vez mais presentes no mercado. Muitas vezes esses métodos e produtos agridem de forma brusca os fios, couro cabeludo e bulbo capilar.

“Por uma questão comportamental, as mulheres estão transformando quimicamente seus cabelos com muita freqüência, o que ocasionou o surgimento de um novo nicho de mercado, uma vez que os fios ficam extremamente danificados depois da transformação. Assim, hoje há uma busca constante pela redução dos danos causados pela química pesada”, diz Flavia.

Foi pensando nisso que a Capicilin desenvolveu a linha Pós Química, que chegou ao mercado no mês de fevereiro, composta por cinco ítens específicos de uso seqüenciado (Shampoo Sem Sal, Condicionador, Creme para Pentear, Máscara Reconstrutora e Reconstrutor de Alta Penetração em Gel), que realiza um verdadeiro tratamento capilar reconstrutor para as partes porosas e quebradiças dos fios transformados quimicamente por relaxantes, alisantes e escovas progressivas ou definitivas, reduzindo as pontas duplas e eliminando o frizz.

Ainda de acordo com a gerente de Marketing da Capicilin, muito mais novidades estão a caminho para suprir as demandas e tendências que se postam no mercado. Uma delas, muito interessante, contempla a constatação de que, ultimamente, mais e mais os consumidores – em especial as mulheres –, procuram tratamentos adequados para seu tipo de cabelo. “Há algum tempo, era grande o número de pessoas que compravam o mesmo produto para toda a família. Hoje, isso mudou: a mulher compra um produto para a família e um 'especial' para ela. Essa tendência já é forte influência na Capicilin. E é por isso, também, que adotamos o slogan 'Para cada necessidade, um tratamento específico', que traduz perfeitamente essa fase do mercado”, finaliza Flávia Melo.

fonte : Cosmética News

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