Conforto a seus pés

Por Maísa Tomaz
redacao@folhauniversal.com.br

O tapete é peça essencial dentro de uma casa. Versátil e de vários tipos, pode ser usado em todos os cômodos, da sala ao banheiro, deixando-os mais aconchegantes e bonitos. Para escolher o modelo ideal, leve em conta alguns detalhes como o tipo de mobília e o espaço disponível. Diante de tantas opções, algumas regras podem servir de orientação (veja quadro). Se for um ambiente mais moderno, opte por um tapete com desenhos contemporâneos e abstratos. Já se os móveis forem mais clássicos, um modelo como o persa cai bem. “Numa casa muito pequena, usar um tapete muito colorido vai criar um conflito com os móveis, então é melhor uma cor mais neutra. Em lugares grandes, fica legal uma peça de cor mais chamativa”, aconselha Jéthero Cardoso de Miranda, coordenador do curso de designer de interiores do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.
Além de decorar, o tapete é também usado para delimitar espaços. “Às vezes, a casa tem uma sala espaçosa e, colocando um sob um conjunto de móveis, é possível formar um ambiente separado, como, por exemplo, uma sala de estar”, afirma Miranda. Ele aconselha ainda ficar atento na hora da compra: “Observe se os pelos são bem fechados, isso é sinal de qualidade. Faça a prova: se você colocar a ponta do dedo entre os pelos e tiver dificuldade de tocar o fundo, ele é bom. E repare em outro detalhe: quanto mais espesso é o tapete, mais caro ele é.”EM TODOS OS CANTOS

• SALA DE ESTAR – Se o espaço for muito grande, pode servir para dividir ambientes.
• QUARTO – É interessante ter um tapete para colocar os pés ao se levantar. Pode ser um grande sob a cama ou dois pequenos nas laterais.
• ESCRITÓRIO – Um tapete embaixo de uma mesa valoriza o móvel e deixa o ambiente mais sofisticado.
• SALA DE JANTAR – É comum colocá-lo sob a mesa de jantar, mas ele deve ser mais largo do que a área ocupada pela mesa e as cadeiras para que não haja desequilíbrio.
• SALA DE TEVÊ – Deixa o ambiente mais confortável para sentar no chão ou andar descalço e funciona como isolante acústico. Opte pelos de lã ou de pele de animal. Para evitar tropeços, uma das laterais deve ficar sob o sofá.
• COZINHA – Um tapete próximo da pia é útil para não molhar o chão ao lavar louça.
• BANHEIRO – É ideal para não pisar no chão gelado após o banho. Recomenda-se os emborrachados (evitam escorregões) e os de nylon (resistentes à umidade).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina