Brasil desenvolve TV Digital aberta em 3D

Durante o Fórum Digital da LG Electronics (mais sobre isso em outro post) que aconteceu hoje em São Paulo, tivemos a oportunidade de falar com um velho conhecido deste Zumo — o engenheiro Marcelo Zuffo, coordenador do LSI (Laboratório de Sistemas Integrados) da USP. E numa conversa e outra, descobrimos que o nosso Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) também será compatível com a tecnologia de imagem em 3D, o que permitirá que, no futuro possamos ver programas de TV em 3D também nos canais abertos (numa TV 3D, é claro).

Segundo Zuffo, seu laboratório faz parte de um grupo de trabalho (apoiado pela Sony) que está elaborando as especificações técnicas de como será esse novo padrão 3D para TV aberta usando como referência o Blu-Ray 3D. Ele explica que ainda é muito cedo para falarmos de prazos de lançamento, mas que existiria pelo menos o desejo de que o grupo já pudesse apresentar algo durante a Copa do Mundo de 2010.

A boa notícia é que o padrão SBTVD não teria problemas para incorporar o formato 3D, ao contrário da TV a cabo que necessita de uma largura de banda maior para transmitir programas em 3D. Além disso, Zuffo disse que as novas TVs 3D com sintonizador digital integrado já seriam capazes de receber o sinal de TV 3D aéreo sem ter que mexer no equipamento.

Apesar de meio óbvio é bom deixar claro que essa nova tecnologia não se aplica às atuais TVs com sintonizador digital integrado. Para esse pessoal, business as usual.

FONTE : ZUMO BLOG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina