Adolescente tem dificuldade para se concentrar porque tem muita massa cinzenta


Apesar de parecerem mini adultos, os adolescentes possuem cérebros que são muito mais parecidos ao de crianças, tornando-os menos organizados e mais suscetíveis a distrações do que as pessoas mais velhas, revelou o jornal inglês DailyMail nesta terça-feira (1).

Grandes quantidades da massa cinzenta – células que processam informações – deixam uma mente em desenvolvimento confusa, disseram pesquisadores da University College London.

Segundo a pesquisadora Iroise Dumontheil, “nunca é fácil para um adolescentes prestar atenção na sala de aula sem deixar a cabeça voar ou ignorar seu irmão mais novo quando tenta resolver um problema de matemática”.

A cientista explica que a culpa por não conseguir se concentrar não é dos adolescentes. Tem a ver com a estrutura de seus cérebros – eles não têm a mesma capacidade mental dos adultos.

No estudo, quase 200 voluntários entre sete e 27 anos teve que percorrer o alfabeto mentalmente ou por meio de letras na tela.

Enquanto faziam isso eles tiveram que classificar as letras de acordo com sua forma ao responder à questão: “a letra contém uma curva ou não?”.

A tarefa testou sua habilidade de mudar o foco de seus pensamentos para as letras da tela, assim como em sua habilidade de evitar se distrair com elas. A habilidade dos adolescentes em se distrair e em resolver problemas melhora com a idade, diz o estudo.

O escaneamento do cérebro mostrou que o córtex pré-frontal, região do cérebro encarregada pela tomada de decisões e pela realização de várias tarefas, ficou mais ativa em adolescentes do que em adultos. O que sugere que os adolescentes precisam usar mais o cérebro para processar a mesma quantidade de informações.
A pesquisadora Sarah Blakemore diz que o que o estudo revelou foi que a energia e os recursos cerebrais deles são desperdiçados e seu processo de tomada de decisões pode ser afetado de forma negativa.

- Nosso estudo mostra que partes do cérebro envolvidas no controle de como mudamos a atenção de nossos pensamentos e o ambiente em volta, assim como a velocidade com que fazemos isso, continuam a amadurecer durante a adolescência.

Os adolescentes também possuem mais massa cinzenta do que os adultos, algo que os cientistas dizem que pode contribuir para sua falta de atenção.

FONTE ; R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina