LUTA , SUPERAÇÃO , E REALIDADE

Essa é uma história de muita luta superação e realidade. Uma mãe e 2 filhas portadoras de necessidades especiais , uma mental e outra físico - motora . Em virtude de ser alguem muito próxima resolvi fazer uma homenagem publicando -a aqui , para que sirva de exemplo a todos aqueles que tem filhos , irmãos , colegas nessa condição saibam que devem sempre lutar com garra e não com piedade para que assim possam ajudá -los a vencer todos os seus obstáculos .
Tudo começa a 22 anos com o nascimento da primeira menina que nasceu prematura , pesando apenas 1.5 kg sem problemas aparentes mas , vítima de uma sifilis in fetus que ficou encubada durante 3 anos e depois eclodindo em crises convulsivas que levavam a perda de consciência , enrigecimentos musculares , sem febre que deixavam essa mãe desesperada e resultou no comprometimento de toda a atividade motora dessa criança. Chegando -se então a idade escolar , onde não existiam ainda leis que assegurassem o direito de pness a frequentarem escolas regulares , muitas portas começaram a se fechar com desculpas evasivas dizendo não ter espaços físicos convinientes e nem pessoal capacitado para tal fim..
Dai surgiu o primeiro anjo dessa história que se propôs ao desafio de auxiliar na alfabetização já que havia sido dito ser dificil até pegar em um lápis .
Os meses se passaram e ela conseguiu vencer a primeira batalha em prol da educação da mesma aprendendo a ler e escrever.
Chegando a 1998 nasce a segunda filha essa portadora de Sindrome de Down. , também prematura com 2 kg . Nessa época pouco se sabia sobre o assunto e o preconceito era grande.Ao invés de nada fazer essa mãe estudou sobre o assunto , dar palestras em escolas e pequenas panfletagens em shoppings e lugares de grande movimento.
Em 2004 a filha mais velha , aquela que não sabia pegar em um lápis conclui o ensino fundamental , em seguida faz a prova de seleção de uma das mais renomadas instituições federais do país o CEFET -SE SEM RESERVA DE VAGAS , concluindo na mesma o ensino médio.
Em 2008 faz um curso de informática , forma -se com a média mais alta dentre todos os estudantes. No fim do mesmo resolve prestar vestibular para lic em química no IFS -SE ( INSTITUTO FEDRAL DE CIÊNCIA E TECNOLÓGIA DE SERGIPE ) . Hoje cursa o 2 período da licenciatura.
A outra filha estuda hoje em uma escola educação especial e é bastante inteligente.
Essa história é real e ainda não teve fim pois , os personagens dela ainda estão escrevendo -a.
Essa segunda filha é minha irmã ALINE e a primeira é quem vos fala.
Espero que ainda possa escrever um final feliz e essa mãe em questão é a minha.
Essa é minha homenagem a você mamãe . Para você que lê este texto nesse momento agradeço -lhe e digo- lhe ACIDEZ DE UM OBSTÁCULO NÃO ASSUSTA QUEM TEM BASE FORTE. REFLITA ,LUTE , E SEJA FELIZ.

AUTOR (A) : ADRIANNE MENDONÇA

Comentários

  1. Estou muito feliz por tudo de bom que aconteceu com vc e honrada de poder, de certa forma, fazer parte da sua vida, estudando com vc e vendo de perto a sua luta.

    Bjs, vc merece mais...

    Pri Aragão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina