Nova pesquisa aponta mecanismos de combate às infecções oculares


Quem usa lentes de contato sabe do risco de uma infecção bacteriana. Mas agora um grupo de pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveu uma nova técnica para combater esse tipo de infecção. A técnica ainda pode ser aplicada para as infecções bacterianas associadas com queimaduras graves e fibrose cística.
"Infecções por bactéria Pseudomonas aeruginosa podem causar cicatrizes graves e perda de visão quando se espalham para a córnea," explica Dr. Jerry Nick, um dos autores da descoberta. Geralmente, o olho combate a infecção através de vários mecanismos de defesa, que começam com as piscadas, que ajudam na remoção de bactérias da superfície ocular. Contudo, o uso de lentes diminui a eficácia do movimento das pálpebras, e com isso as bactérias aderem à superfície da lente, que está em contato com o olho.
Se bactérias infectarem a superfície da córnea, podem destruir as células do olho, o que pode levar a cicatrizes e até a perda da visão. “Ao desmembrar um suporte molecular que recobre os microrganismos e os torna mais difíceis de erradicar, fomos capazes de reduzir significativamente a infecção bacteriana da córnea" diz o Dr. Jerry Nick, afirmando ainda que os resultados iniciais “apontam para potenciais novos métodos para a remoção de biofilmes de bactérias da superfície das lentes de contato, reduzindo o risco da ceratite microbiana, bem como para o tratamento de infecções por Pseudomonas que são associadas com a fibrose cística e com queimaduras graves”.

POR :DRIKA MENDONÇA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina