UMA NOVA VISÃO PARA O ENSINO DA QUÍMICA NO BRASIL


A química como sugere o artigo é um elemento essencial para a formação do cidadão e não para o massacre do mesmo com conceitos obsoletos , ultrapassados e de fácil esquecimento.
Como matéria de Ciência da natureza e matemática , a química é uma matéria de observação , compreensão e consciência da conseqüência.Realmente , o estudo da química tem que ser voltado para o âmbito critico social com argumentos e compreensão mínima para o aluno poder participar do processo de construção .
Os conteúdos programáticos devem ser planejados com o mínimo de tópicos em comum bastante contextualizados com o dia a dia do aluno; sendo mais próximo possível da região onde o mesmo vive. Não havendo necessidade de memorização de uma infinidade de nomes de substâncias , cálculos desnecessários , tal como conteúdos como por exemplo modelo do orbital , isotono e isóbaro .Laboratório deve servir somente para o auxilio de compreensão dos fenômenos químicos e não para explorar os alunos de tal maneira como para a formação do cientista.
A uma necessidade de urgente renovação da grade curricular do ensino médio , não somente para a contextualização do mesmo , mas também na relação entre conceitos microscópicos priorizando o estudo dos modelos simplificados ; como também os conceitos macroscópicos que tem como relevância as propriedades da matéria e suas transformações.
Entende-se que para uma boa formação de um aluno de ensino médio é preciso que o educador tenha uma visão inovadora com métodos investigativos da ciência em questão , bem como uma linguagem clara e contextualizada para que aquele se torne um cidadão conhecedor do meio em que vive com argumentos conceituais e construtivos .
artigo de ref : função social

Autoras : ADRIANNE MENDONÇA E LUANA DAYSE SANTOS

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