Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina

 


O veneno de uma cobra africana, a mamba negra, contém substâncias que podem produzir analgésicos tão eficazes quanto a morfina no futuro. É o que afirma estudo realizado por cientistas da Universidade de Nice, na França.
Os resultados mostram que dois peptídeos, chamados "mambalgines", presentes no composto são capazes de suprimir a sensação de dor.
Os peptídeos agem inibindo proteínas da família das ASICs, encontradas na membrana dos neurônios e envolvidas no surgimento da dor.
A equipe, liderada por Sylvie Diochot, purificou os peptídeos do veneno e desenhou a estrutura dos compostos. Eles, então, foram capazes de testar as os mambalgines em linhagens de camundongos com vários ajustes genéticos em suas vias de dor.
Diochot e seus colegas determinaram que o mambalgines trabalham bloqueando um conjunto de canais iônicos neurológicos associados com sinais de dor.
Eles descobriram ainda que os peptídeos não causam efeito colateral como risco de insuficiência respiratória que a morfina provoca. Os ratos tratados também desenvolveram menos rejeição a eles ao longo do tempo.
Segundo os pesquisadores, a experiência também ajuda a compreender melhor os mecanismos da dor. "É essencial entender a dor melhor para desenvolver novos analgésicos. Os peptídeos extraídos do veneno da cobra tem o potencial para tratar melhor os pacientes humanos", afirmam os autores.

 FONTE : LEITURAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades