ENTENDENDO A RELAÇÃO INTERPESSOAL PROFESSOR E ALUNO


Einstein dizia: “A arte mais importante do mestre é a de fazer brotar a alegria no estudo e no conhecimento...O professor só pode esperar atingir o seu público na medida em que ele próprio é atingido por esse publico; na medida em que o percebe enquanto desejo e se sente enriquecido por ele.”  A prática social do ensino coloca professores e  alunos num complexo sistema onde há conflitos de valores, que exige posturas éticas e políticas. Sendo a sala de aula um espaço de relações interpessoais, ocorrem na mesma, uma ampla gama de fenômenos psicológicos.  São muitas as mudanças ocorridas na sociedade no que diz respeito às relações interpessoais e a docência não deve deixar de considerar tais mudanças, por isso, ser professor  requer mais que saberes e conhecimentos científicos, pedagógicos, educacionais, exige sensibilidade, indagação teórica e criatividade para encarar as situações ambíguas, incertas e conflituosas.
 Para ser um professor, que atenda às novas exigências da docência exige-se: a  habilidade em comunicar-se, de modo a  motivar, aumentar o prazer e o aprendizado com autonomia; promover relacionamentos e emoções positivas, ressaltando a individualidade e a capacidade criativa individual. Portanto para ser este professor, pressupõe-se que haja: 
 - Relações interpessoais positivas com os alunos; 
- Solicitação de feedback dos alunos;
- Liderança indireta em relação aos alunos, ressaltando suas individualidades.
  
  A dimensão cognitiva da relação professor e aluno se traduz   nos  aspectos intelectuais, técnico-didáticos, que favorecem o contato do aluno com o conhecimento em potencial. Já a dimensão de relacionamento descreve  a forma como o professor administra dificuldades   no que mensura o conhecimento, a metamorfose do que é aprendido  em habilidade e competência.
 Dentro das relações interpessoais, o professor precisa aprender a:
  - Perceber as particularidades dos seus alunos, em meio ao todo;
  - Enfrentar as situações em sala de aula, as diversidades, sem preconceitos conceitos de natureza pessoal, demonstrando estabilidade emocional;
  - Assumir uma postura de liderança, sem autoritarismo;
  - Desenvolver a inteligência interpessoal;
  - Aprender a lidar com o outro em situações de conflitos;
- Ter uma postura ética, respeito e valorização do ser humano.
 As atitudes do professor são passadas  inicialmente nas relações vivenciadas em sala de aula; seja na relação entre professor e aluno ou na relação aluno com aluno. Por ser do   professor o suposto papel de liderança, torna-se logo responsável pelo clima vivenciado no ambiente.

O professor é, logo  instigado  a vencer suas limitações na relações interpessoais e fazer a diferença  positivamente na vida dos seus alunos e na sua própria vida.

             FONTE  : PESQUISAS 

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