Explicação para algumas dores no estomago

É comum os pacientes fazerem autodiagnóstico de gastrite, mas a causa real desse incômodo pode estar relacionada a medicamentos e pedras na vesícula. Conheça os principais motivos de sentimos dores no estômago:

Senti após beber um copo de leite

A história de que a bebida combate os sintomas da gastrite é antiga, mas falsa. Por ser uma substância alcalina, o leite neutraliza o ácido presente no órgão, conferindo bem-estar momentâneo. Contudo, o efeito rebote vem logo em seguida: o estômago aumenta a produção de ácido para compensar esse desequilíbrio, o que resulta na dor.

Fui curado de uma gastrite, mas a dor voltou

Não se engane: o problema pode ressurgir se o indivíduo não tomar certos cuidados. É o que os médicos chamam de “reativação”. Comidas gordurosas ou ácidas, frituras, bebidas alcoólicas e cigarro são algumas substâncias que facilitam esse processo, assim como passar por situações de estresse.

Minha pele tornou-se amarelada

Você pode estar com “pedras na vesícula”. São cristais formados, principalmente, de colesterol que se alojam na vesícula biliar ou nos canais biliares. Quando eles obstruem um canal, provocam dores no lado direito superior do abdome (as quais são confundidas com o sintoma em questão), além de náuseas vômitos. Se não retiradas, as pedras facilitam o surgimento de infecções que amarelam a pele e a parte branca dos olhos.

O problema me faz acordar à noite para comer

É possível que seja um quadro de úlcera gástrica, uma ferida que surge na parede estomacal. Ela pode provocar dores fortes se o indivíduo está em jejum, pois os ácidos irritam a lesão. Outros sinais são: vômitos, tonturas e desmaio — os dois últimos, devido a complicações da úlcera.


Acompanha uma queimação na garganta

A doença do refluxo gastroesofágico gera essa combinação de sintomas. Isso porque ela faz com que o ácido gástrico suba em direção ao esôfago, causando uma inflamação. Nesse caso, a azia costuma surgir entre uma refeição e outra ou assim que o paciente termina de comer. É comum também que o conteúdo do estômago volte para a boca (regurgitação).

Aparece quando fico menstruada

Para lidar com as cólicas, as mulheres abusam dos analgésicos. O que elas não sabem é que medicamentos desse tipo podem causar irritações e até agravar a gastrite. Mesmo após serem digeridos, os componentes são absorvidos pela corrente sanguínea, diminuindo a proteção do órgão e tornando-o mais sensível.

FONTE : http://revistavivasaude.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina