Armadilhas da obesidade


Nos últimos anos diversos estudos revelaram os mecanismos que favorecem o aumento de gordura corporal! O principio básico é a ativação de genes de economia presente em nosso organismo como herança evolutiva! Isso funciona no sentido de preservação da espécie quando algum sinal de risco de ausência de alimentos ou de sobra de energia são identificados! Assim quando ficamos muito tempo sem consumir alimentos, nosso organismo identifica a queda das concentrações de glicose no sangue. Essa queda é o sinal necessário para a ativação de enzimas reguladoras da síntese de gordura em nosso corpo. Com isso após o jejum engordamos mais eficientemente que quando estamos alimentados!
Outro ponto importante é a ingestão energética elevada em momentos de baixa demanda. Explico melhor, fazermos um jantar com elevada quantidade de alimento próximo ao período de repouso! Aqui algumas armadilhas que a cultura popular nos prepara. É bastante comum as pessoas não consumirem alimentos ricos em carboidratos no jantar com a alegação de fornecer energia. Cabe lembrar que carboidratos, lipídios e proteínas fornecem energia. Quando então comprometemos um dos três nutrientes invariavelmente aumentaremos os outros dois! Assim ao retirarmos alimentos ricos em carboidratos do jantar consumiremos mais alimentos ricos em proteína e gordura! Aqui esta a armadilha, a incorporação de gordura oriunda de alimentos ricos em gordura é mais eficiente que a conversão de carboidratos em gordura! Assim engordamos mais consumindo alimentos tidos como protéicos (carnes, queijos, peixes, aves etc), pois na quase totalidade eles fornecem bastante gordura!
Algumas dicas simples: evite longos períodos de jejum, fazendo pequenos lanches entre as refeições principais; ao se aproximar de uma refeição principal escolha o prato pela sua necessidade nutricional e pelo sabor que te agrada naquele momento e não pelo tamanho da sua fome, lembre-se que o jejum induzirá mais fome, e por último, evite restringir o consumo de alimentos ricos em carboidratos, pois engordamos mais consumindo alimentos ricos em gordura que qualquer outro nutriente.

FONTE :http://biomenu.zip.net

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina