Todo o poder das hortaliças

Uma alimentação saudável e equilibrada exige a presença de verduras no prato. Além de colaborar com seu regime, elas dão uma foça a mais para sua saúde, graças às vitaminas que apresentam. As baixas calorias e a oferta de nutrientes são os principais destaques desses alimentos. Para incentivá-los a sair do alface com tomate, o Saúde, Beleza e Mais lista uma série de verduras e seus benefícios. Conte com elas para emagrecer e continuar saudável.

Higienização
Antes de saborear essas delícias é fundamental fazer uma higienização adequada: deixe escorrer bastante água corrente sobre as folhas esfregando-as com as mãos ou esponja, até remover toda a sujeira. Depois deixe de molho em uma mistura de água e água sanitária, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água, durante aproximadamente 20 minutos.


Acelga (2 calorias por folha)
Folhas verde-claras, macias e grandes, talos largos e brancos. É encontrada o ano inteiro. Pode ser consumida crua ou cozida. Sabor levemente adocicado, suave, com textura firme. Contém: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro vitamina A, C e fibras.


Alface (2 calorias por folha)
É uma das verduras mais conhecidas e consumidas no mundo, e pode contribuir bastante para uma dieta equilibrada. A verdura é rica em vitaminas A, C e niacina, além de cálcio, fósforo e ferro.


Rúcula (17 calorias em 100 gramas)
Conhecida pelo seu sabor picante, a rúcula é boa fonte de vitaminas A e C e ainda tem sais minerais, principalmente cálcio e ferro.


Agrião (17 calorias em 100 gramas)
Combate a ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. O agrião é rico em vitamina A e ainda vitaminas do Complexo B, além de boas quantidades de vitamina C.


Escarola (20 calorias em 100 gramas)
Neutralizante de ácidos, depuradora do sangue, laxante e rica em minerais. A escarola é fonte de vitamina A, B2 e B5 (Niacina), além de conter Cálcio e Ferro.


Repolho (13 calorias em 100 gramas)
A verdura é conhecida por ser rica em vitaminas tais como A, C, E, K e do complexo B. Os minerais mais abundantes em sua composição são potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e fibras.


Espinafre (16 calorias em 100 gramas)
Pode parecer coisa de desenho animado, mas o alimento possui uma grande quantidade de ferro e cálcio. Vitaminas A e do Complexo B também estão presentes no espinafre.


Couve (27 calorias em 100 gramas)
Além de apresentar um sabor difícil de resistir, a verdura ainda ajuda a prevenir doenças do estômago. A couve é rica em cálcio, fósforo e ferro e possui boas quantidades de vitamina A e do Complexo B.


Almeirão (28 calorias em 100 grama)
As calorias estão entre as mais altas das verduras, mas não representam perigo para a dieta, principalmente quando se tem em vista a oferta de nutrientes como Cálcio, Fósforo e Ferro, vitaminas A, do Complexo B (B2 e Niacina) e, em menor quantidade, vitamina C. Isso sem falar das fibras, presentes em todas as verduras.


Chicória (14 calorias em 100 gramas)
Fortalece os ossos, dentes, cabelos e ativa as funções do estômago. Comtém as vitaminas A, do complexo B, C e D e sais minerais.




Inclua verduras na sua dieta
Para as pessoas que não gostam de "comida verde" é preciso muito incentivo e força de vontade para mudança de hábito, que deve ser gradativo e para a vida toda. Não adianta fazer cara feia, experimente!
Prove verduras que você não conhece. Inove com aquelas para as quais você torce o nariz com novos temperos, molhos ou outros tipos de preparo. Antes de dizer não, lembre-se que o consumo de verduras melhoram a pele, cabelos, unha e ainda dão uma força para o intestino.

FONTE : Saúde, Beleza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina