Temperos como canela e açafrão reduzem taxa de gordura no sangue


Comer uma dieta rica em temperos, como canela e açafrão, reduz o teor de gordura no sangue, de acordo com pesquisadores da universidade norte-americana Penn State.

A autora do estudo Sheila West, professora de saúde biocomportamental da Penn State, explica que normalmente quando comemos uma refeição rica em gordura, acaba com altos níveis de triglicérides, um tipo de gordura, no sangue.

- Se isso acontece com muita frequência, ou se os níveis de triglicérides são muito altos, o risco de doenças cardíacas é maior. Descobrimos que a adição de especiarias na refeição o reduziu em cerca de 30%, em comparação com uma refeição semelhante sem especiarias.

A autora e seu grupo de cientistas, serviram refeições separadas para seis homens com idades entre 30 e 65 anos, que estavam acima do peso, durante dois diasl.

Nelas, os pesquisadores acrescentaram duas colheres de sopa de especiarias consistiu em um pão de ervas italiano e um biscoito de canela. A primeira refeição era idêntica, mas sem a inclusão dos temperos. A equipe colheu o sangue dos participantes a cada 30 minutos por três horas.

Na refeição temperada, foi utilizado o alecrim, orégano, canela, açafrão, pimenta, cravo, alho em pó e páprica, explica Ann Skulas-Ray, pós-doutorada que também participou do estudo.

- Escolhemos essas especiarias porque tinham potente atividade antioxidante, anteriormente controlado sob condições de um laboratório.

Quando a refeição continha uma mistura de especiarias antioxidantes, a atividade antioxidante no sangue aumentou em 13% e a resposta de insulina diminuiu cerca de 20%.

De acordo com Sheila, muitos cientistas acreditam que o estresse oxidativo contribui para doenças do coração, artrite e diabetes.

- Os antioxidantes, como temperos, podem ser importante na redução do estresse oxidativo e, assim, reduz o risco de doenças crônicas.

FONTE : R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina