Professor da Unicamp diz que redes sociais colocam políticos contra a parede

O cientista político e professor da Unicamp, Valeriano Costa, disse que as redes sociais – como facebook, twitter e youtube – colocaram os políticos contra a parede. Segundo ele, antes destas ferramentas os políticos recebiam críticas, mas elas ficavam apenas entre o eleitor e o político. “Ele recebia uma carta e poderia não responder. Poderia escolher com quem falar ao telefone. Agora não. Os eleitores entram em suas páginas pessoais e cobram o voto e a postura. E foi o que aconteceu em Campinas hoje. Não dá para ignorar e os políticos têm que responder”, disse Costa.

Segundo ele, as redes sociais no Brasil ainda estão limitadas aos protestos virtuais em rede. Diferentemente do que ocorreu no Oriente Médio, quando elas foram as protagonistas na organização dos protestos nas ruas. “Eles se organizavam rapidamente e provocavam um impacto muito forte. Da mesma forma, também se desfaziam. A chamada pelas redes era uma forma deles escaparem da repressão”, explicou.

Para Valeriano, a outra face das redes sociais é a disseminação rápida da informação. “Muitas vezes essas redes informam antes mesmo da imprensa. Além da informação chegar mais rápida também atinge um número maior de pessoas. Há muitos movimentos sociais que prestam atenção a isso”, disse.

FONTE : BAND NEWS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina