Pesadelos podem ser sintomas de doenças neurológicas


Pessoas que têm pesadelos, gritam e chutam durante o sono correm mais riscos de sofrer doenças neurológicas, como demência e mal de Parkinson. Essa é a conclusão de um estudo que será publicado na edição de outubro da revista científica The Lancet Neurology.

Pesquisadores do Hospital Clínico de Barcelona, na Espanha, acompanharam por dois anos e meio as imagens neurológicas de 43 pacientes que enfrentam problemas para dormir durante um estágio do sono conhecido como REM, período em que ocorrem a maior parte dos sonhos. Os distúrbios identificados pelos cientista foram pesadelos, gritos e choros.

Desses pacientes, oito deles desenvolveram algum tipo de doença neurológica: cinco tiveram mal de Parkinson, dois sofreram demência e um desenvolveu atrofia multissistêmica. Todos esses oito pacientes tiveram imagens neurológicas consideradas anormais pelos especialistas.

Segundo o neurologista e autor do estudo Alex Iranzo, do Hospital Clínico de Barcelona (Espanha), um dos desafios dos cientistas é tentar diagnosticar os distúrbios neurológicos antes que eles aconteçam. Ele diz que, quando as doenças degenerativas começam a se desenvolver, não existem sintomas evidentes dos distúrbios.


No entanto, com esses novos resultados, os pesquisadores pretendem realizar imagens neurológicas em pacientes com distúrbios do sono para conseguirem diagnósticos mais precoces.
FONTE : R7

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Menos TV, mais movimento

Identidades Surdas: conceitos e heterogeneidades

Veneno de cobra africana pode produzir analgésico tão eficaz quanto a morfina